Pastorais
A MUDANÇA QUE MUDA TUDO

15 de Março de 2018

A vida é marcada por transformações que se sobrepõem. O desafio dos estudos, a inserção no mercado de trabalho, o namoro, o casamento, os filhos e os netos são alguns exemplos de fases que provocam grandes mudanças na jornada. As pessoas estão cercadas de acontecimentos que exigem novas configurações e adequações. Com a revolução tecnológica, este processo se tornou ainda mais estimulado e acelerado. Tudo muda a todo momento e a dificuldade de acompanhar este processo produz uma geração que facilmente se sente ultrapassada e inadequada.

Algumas mudanças são mais marcantes do que outras. As experiências de rompimentos e conexões, encontros e desencontros, acertos e equívocos, ganhos e perdas que se alojam na memória são fundamentais para redirecionar as decisões no presente. Outros elementos importantes neste processo são os conteúdos acumulados através de interações sociais. A cultura, as crenças, as experiências familiares e os traumas pessoais são balizadores para as escolhas de um indivíduo.

Os que obtiveram a nova vida através da fé em Cristo Jesus, geralmente, tratam este evento como o mais importante de suas vidas. O encontro com o Senhor e Salvador provoca uma ressignificação completa. Tudo é reconfigurado como consequência deste sublime evento. Os projetos, os sonhos, os princípios éticos e os desejos são moldados segundo o querer de um Deus que é bondoso e amoroso.

Jesus Cristo provoca a maior de todas as mudanças no coração de uma pessoa. Através dEle, a preocupação é convidada a se retirar para que a confiança se estabeleça (Fp 4.6); as atividades ordinárias como estudo e trabalho não são mais demandas naturais, mas instrumentos para glorificar a Deus (1 Co 10.31); a vida não se prende apenas ao que é visível, pois também transita pelo invisível (Cl 1.15,16); a vida é cheia de alegria e gratidão, afinal, os salvos em Cristo receberam a vida eterna (Jo 3.16).

Outras mudanças importantes acontecem à medida que o cristão observa a vida de acordo com a perspectiva do alto: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” Cl 3.1-3.

Descongestione a sua mente das preocupações deste mundo e estreite o seu relacionamento com Deus. Crie o hábito de meditar na Palavra regularmente. Aprenda a colocar todas as coisas na presença de Deus em oração. Desenvolva a prática do louvor, da gratidão, da adoração, da comunhão e da devoção. Estas mudanças serão capazes de transformar você de uma maneira surpreendente. Comece o processo de mudança em direção a Deus e perceba tudo na sua vida se transformando para melhor!

Rev. Alexandre Rodrigues Sena

Share