Em 27 de setembro de 2017 | Pastorais

Este mês queremos lembrar nossos 50 anos de caminhada como Igreja Presbiteriana da Gávea. Temos uma linda história que se inicia na Reforma Protestante no dia 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero protesta pedindo a volta da Igreja aos princípios bíblicos. Nossa Igreja da Gávea foi organizada pelo Presbitério do Rio de Janeiro, no dia 31 de outubro de 1967. Portanto, celebramos em 2017, os 500 anos da Reforma Protestante e os 50 anos de nossa Igreja Presbiteriana da Gávea.

Os primeiros 10 anos da Igreja da Gávea foram marcados pelos humildes começos, afinal, no dia da organização havia apenas 64 membros comungantes e 40 não comungantes. Os primeiros oficiais foram eleitos e a presença de 400 pessoas neste culto de organização da Igreja, já anunciava que estes 64 membros estavam dispostos a evangelizar e transformar a Igreja Presbiteriana da Gávea em uma comunidade forte e participativa na expansão do evangelho.

A SAF que havia sido organizada em 11 de junho de 1967, contava com 27 sócias e sua primeira presidente foi Dóris Werner Medeiros, esposa do Rev. Elias Medeiros, então pastor da Igreja. Estes primeiros 10 anos foram marcados pela organização das outras sociedades internas. O Coral Vozes em Louvor foi organizado em 04/03/1966. Esta igreja já mostrava sua vocação para a boa música.

Entre 1967 e 1977 a Igreja se consolidou, com a eleição de líderes em todos os departamentos, coral, compra de instrumentos musicais e até a celebração de seus 10 anos de organização com um hino da igreja, especialmente composto na ocasião pela irmã Zilda Cormack.

Rev. Elias era um homem preocupado com a excelência, nos mínimos detalhes, e desde o início, cada boletim e publicação da igreja, tinha como característica o esmero no acabamento. Moveis de qualidade e objetos para decoração do templo, eram escolhidos entre os melhores e tinham sua história preservada.

A Igreja se consolidou e em breve estas histórias serão conhecidas em um livro de autoria do Dc Nelson de Paula Pereira. Queremos anunciar ao mundo o testemunho da ação de Deus na vida de pessoas que por amor a Cristo tem feito desta Igreja uma grande proclamadora da verdade do Evangelho que salva e transforma a vida de homens, mulheres e crianças.

Que Deus abençoe nossa Igreja!

Rev. Leonardo Sahium

Compartilhar