Pastorais
MONTE ALTO, ENTENDENDO NOSSA AGE

1 de fevereiro de 2019

Em alguns prédios, principalmente públicos, existe uma cerimônia, antes de se iniciar uma construção, onde se lança uma pedra fundamental. A pedra fundamental tem origem nos povos Celtas, quando o historiador grego Hecateu de Mileto escreveu sobre as características deste povo no Século VI a.C.

Hoje estamos reunidos em Assembléia Geral Extraordinária (AGE) dos membros civilmente capazes da Igreja Presbiteriana da Gávea. Segundo a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, a decisão para compra ou venda de um imóvel só pode ser realizada por uma AGE, quando convocada pelo Conselho da Igreja, obedecendo os trâmites constitucionais.

Vamos decidir se a Igreja Presbiteriana da Gávea deve comprar um terreno de 360 metros quadrados na cidade de Arraial do Cabo, no bairro de Monte Alto, para no futuro próximo quando a Igreja Presbiteriana em Monte Alto for organizada, receber de nossa Igreja esta doação definitiva.

No segundo semestre do ano passado, nosso Conselho iniciou a parceria com outras igrejas presbiterianas, tendo como objetivo plantar uma igreja em Monte Alto. Escolhemos o plantador, um pastor que fez nossos cursos de treinamento para plantação de igrejas, formado no Seminário Presbiteriano no Rio de Janeiro. Na ocasião, Pb Wilson, Pb Antônio Claúdio, Pb Sérgio Rosa e eu viajamos até Arraial do Cabo e conhecemos o lugar do projeto e nos reunimos com a liderança da Igreja Presbiteriana de Arraial do Cabo. Viajei aos EUA e apresentei o projeto para as nossas Igrejas parceiras, Good News Presbyterian Church e Covenant Presbyterian Church. Estas duas Igrejas aprovaram o projeto e estão conosco para um investimento de 4 anos. A Igreja Presbiteriana de Jaconé, igreja filha da Gávea, também participará do projeto. Obedecemos assim, a grande missão que Jesus Cristo confiou a Igreja: “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19).

No segundo semestre de 2018, quando visitamos um novo loteamento ao lado da atual sede da Congregação, percebemos que este lugar seria o ideal para a nova igreja. Oramos neste loteamento, mas na ocasião, a forma de pagamento que nos foi ofertada estava acima de nossas condições de compra.

Neste mês de janeiro, recebemos um telefonema da empresa responsável pelo loteamento em Monte Alto, informando que aquele lote onde demonstramos interesse não havia sido vendido, mesmo tendo o loteamento quase todo já sido negociado e ofereceram excelentes condições de pagamento. O Conselho convocou esta AGE 15 dias atrás e na oportunidade mostrou em slides toda esta negociação com valores e forma de pagamento detalhada para toda a Igreja. Hoje é o momento para decidir, mas antes de lançar a pedra fundamental, façamos uma oração fundamental, este é o passo mais importante, vamos pedir sabedoria para nossa AGE.

Que Deus nos abençoe!
Rev. Leonardo Sahium

Share