Em 15 de março de 2017 | Pastorais

Queridos irmãos, é grande a frequência com que ouço pessoas dizendo “fulano de tal é um grande homem de Deus”, “beltrano é um tremendo obreiro”, ou “siclano é muito operoso no Senhor”. Às vezes fica uma sensação, ou mesmo impressão, de que as mulheres passam anônimas e despercebidas no Reino de Deus. Eu gostaria de usar esta pastoral, tendo em vista o momento da comemoração do dia internacional da mulher, para enaltecer o valor e o trabalho da mulher cristã no Reino. Quando olhamos os exemplos Bíblicos, especialmente os evangelhos, o relato de Lucas em Atos e as cartas de Paulo, encontramos tantas mulheres que tiveram grande relevância no período de surgimento da igreja que é impossível imaginarmos o sucesso do projeto de Deus sem a atuação importantíssima das mulheres. Isso sem comentarmos as grandes heroínas na história de Israel no Antigo Testamento.

Durante seu ministério, Jesus deu muita importância e valor às mulheres. Elas o acompanhavam, o assistiam (Mt 27:55,56), o sustentavam até com suas posses (Lc 8:2,3). Em Atos 18:2,3 vemos a importância de Priscila como cooperadora no ministério de Paulo e como ela e seu marido se arriscaram por Paulo (Rm 16:3), além de sustentar a igreja em sua própria casa (1Co 16:19). Nas cartas Paulinas vemos várias mulheres que marcaram a história da igreja nascente: nas saudações finais da carta aos Romanos vemos menções a Febe que serviu (diaconia) à igreja em Cencréia (Rm 16:1), Maria que muito trabalhou, Júnias notável no serviço, Trifena, Trifosa e Pérside trabalhadoras no Senhor (Rm 16:12); nas saudações finais da carta aos Filipenses vemos Evódia e Síntique que se esforçaram pelo evangelho (Fp 4:2) ; na carta aos Colossenses, Paulo saúda a Ninfa que hospedava uma igreja em sua casa (Cl 4:15); na 2ª carta a Timóteo, Paulo faz menção a sua mãe Eunice e sua avó Loide como detentoras de uma fé exemplar.

São muitos os exemplos, irmãos, e, portanto gostaria de exortar as nossas irmãs em Cristo a não esmorecerem, não desistirem, seguirem firmes nos seus propósitos, no seu serviço do Senhor, sendo exemplares como esposas, mães, donas de casa, profissionais em sua área, missionárias, executivas, empresárias, servas incansáveis que honram a Cristo com sua fé, com seu trabalho, com sua dedicação à família, a igreja, ao próximo, e ao Reino. Queridas, vocês são VALOROZÍSSIMAS!!! Nunca se esqueçam disso. Agradecemos a Deus por termos vocês cooperando conosco na IP Gávea.

Soli Deo Gloria.
Rev. Antonio Alvim Dusi Filho

Compartilhar