Pastorais
O ACASO VAI ME PROTEGER ENQUANTO EU ANDAR DISTRAÍDO?

4 de abril de 2019

Não sei se você percebeu, mas esta pergunta vem de um famoso refrão da música dos Titãs, que eu, particularmente, acho muito boa. Ocorre que a afirmação do autor nos leva a uma importante reflexão: o acaso existe? Ou melhor, será que o acaso tem este poder de conspirar a nosso favor? Ou até mesmo nos proteger? Ou nos prejudicar? Será que alguns eventos em nossa vida ocorrem fortuitamente? Devemos admitir que muitos dos eventos, senão uma maioria deles, são fruto de causa e efeito, resultam de nossas escolhas e ações. Por exemplo, normalmente, se dormimos pouco, tendemos a sentir uma maior fadiga ao trabalhar no dia seguinte; se não cuidamos bem dos nossos dentes, tendemos a desenvolver cáries; e assim por diante. Mas quantas são aquelas vezes em que nos vemos diante de certas situações sobre as quais somos tentados a pensar que foi puro acaso?

A Bíblia nos ensina que Deus criou todas as coisas, quer visíveis ou invisíveis, e estabeleceu leis que regem a criação. O profeta Isaías nos fala que o Senhor criou os céus e os estendeu, formou a terra e tudo quanto produz; dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. (Is 42:5). Deus faz sair seu exército de estrelas todas bem contadas às quais chama pelo nome. (Is 40:26) Salomão também afirma que o Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.(Pv 16:4) Irmãos, Deus tem uma relação ativa com sua criação. Ele não é um ser impessoal que deu partida no motor do cosmos e saiu para fazer outras coisas, como querem crer alguns. Deus criou e está envolvido com Sua criação. Age na história e de maneira pessoal na vida de cada um de nós. Ele se revelou nas Escrituras como o Emanuel, que quer dizer Deus Conosco. Ele planejou a minha e a sua história e nos concedeu a livre agência para que fossemos instrumentos da realização de Sua vontade. Quando Jesus conversou com seus discípulos sobre o cuidado de Deus e o temor das coisas da vida, disse que o Pai regia suas vidas ao ponto de saber o número dos fios de cabelos de cada cabeça. (Lc 12:7) Não precisavam ter medo de nada, pois o Pai cuidava deles.

Irmãos, é Deus quem nos protege. Os Salmos de Davi nos mostram como Deus tem sido o nosso refúgio e proteção no dia da angústia (Sl 59:16), como Ele tem nos guardado debaixo de Suas asas e nos livrado do laço do passarinheiro (Sl 91: 1-3). Nada nos ocorre que não esteja no plano maior do Pai. Nós não conhecemos os seus planos, pois não temos como esquadrinhar o Seu entendimento. Devemos seguir nossas vidas no dia-a-dia confiando que nada é por acaso. Deus age soberanamente em nossa história conforme o conselho de Sua vontade. (Ef 1:11)

Não dê crédito ao acaso. Ele simplesmente não existe. Quando você andar distraído, não tema, o Senhor é contigo por onde quer que você for.

Deus lhe abençoe.

Rev. Antonio Alvim Dusi Filho

Share