Pastorais
O DONO DO TEMPO

26 de setembro de 2018

Queridos irmãos, amanhã já é Outubro! Que sensação é esta, angustiante, de sermos atropelados pelo tempo? Para nós brasileiros é bem comum usarmos como referência de tempo o intervalo de anos entre Copas do Mundo. “Como assim?”, se diz por aí. “Já acabou a Copa de 2018! Mas foi “ontem” quando sediamos a Copa de 2014.” A sensação é a de vermos o tempo escoar por entre os dedos, não é mesmo? E de fato tempo é aquele recurso não renovável. Passou, não volta mais. Acabou não tem como recuperar. Quando lemos o Salmo 90 escrito por Moisés, no verso 12 ele faz um pedido a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos um coração sábio.” Podemos nos questionar a que tempo ele se referia. É um tanto óbvio imaginarmos, por mais que não esteja explícito, que o grande líder dos hebreus não estava falando de aritmética ou uma soma simples; apenas aprender a contar dias como de um calendário, registrando-os em algum lugar, não pode ser o que Moisés queria dizer. E não é tão difícil deduzirmos isso do texto, afinal ele relaciona aprender a contar com alcançar sabedoria no coração.

Saber contar os dias é aquela atitude do coração onde buscamos perceber Deus em cada momento da vida. É olharmos para o tempo que vai passando, o chamado CHRONOS, e identificarmos o tempo oportuno de Deus em que Ele se manifesta em nossa história, o chamado KAIROS. É perceber como Sua Providencia nos sustentou. É olharmos para trás e constatarmos as bençãos derramadas sobre nós e nossas famílias. É vermos que Ele nos guiou de dia e de noite como fez com o povo no deserto do Sinai. O texto do Salmo 90 também nos remete à tempos difíceis e de dor (v.15) mas onde a alegria do Senhor foi a nossa força.

O Senhor é o dono do TEMPO. Aprenda a contar seus dias. Aprenda a olhar para trás e ver que Deus esteve todo o tempo com você. Ele nunca nos desampara. Ele honra sua aliança conosco renovando sobre nós continuamente Sua misericórdia. “Porque convosco farei aliança perpétua que consiste nas fieis misericórdias prometidas a Davi.” (Is 55:3) Aprenda a olhar para a frente e descansar em Sua Providencia. Entrega o seu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará! (Sl 37:5)

Rev. Antonio Dusi Filho

Share