Pastorais
TUDO ISSO ACONTECEU

21 de dezembro de 2017

“Durante a I Guerra Mundial uma situação inesperada ocorreu durante o natal de 1914. Entre as trincheiras onde estavam combatendo soldados ingleses e alemães, localizadas na região de Ypres, na Bélgica, ocorreu uma trégua não oficial decretada pelos próprios soldados.

Soldados alemães decoraram suas trincheiras com motivos natalinos, entoaram cantigas alemãs utilizadas para celebrar a data e passaram a comemorar com os soldados ingleses. Durante seis dias houve um cessar-fogo.” (Tales dos Santos, artigo “uma trégua de Natal na I Guerra Mundial”)

A confraternização foi tão maravilhosa, que os exércitos desde esta data, começaram a se preocupar com este “espírito natalino”, por ocasião da celebração do dia 25 de dezembro, como data para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

O evangelista Mateus ao descrever o nascimento de Jesus Cristo usa a seguinte expressão: “Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer Deus conosco).” (Mt 1.22,23)

Quando olhamos a história da humanidade percebemos o quanto este dia especial, o nascimento de Jesus Cristo, é descrito como algo único. Antes de Jesus Cristo nascer os profetas falavam deste dia com grande expectativa, fé, esperança, amor e alegria. Na ocasião do nascimento de Jesus Cristo o sobrenatural invadiu a vida natural de famílias inteiras. Deus transformou lares inteiros, com anúncios angelicais que proporcionaram uma revolução na vida de homens e mulheres comuns.

O anjo Gabriel anuncia a Zacarias que ele e sua esposa Isabel terão um filho, João Batista, que irá profeticamente preparar o caminho para a vinda de Cristo (Lc. 1.8-23). O mesmo anjo Gabriel anuncia a Maria que ela conceberá de maneira sobrenatural, e dará à luz ao menino Jesus Cristo (Lc 1.26-27). José é direcionado em cada um de seus passos, pelo anuncio de um anjo do Senhor.

Tudo isso aconteceu por causa do nascimento de Jesus Cristo! Natal é tempo de celebração, amor, paz, esperança, gratidão, generosidade, perdão, bondade, longanimidade, mansidão e todos os sentimentos mais belos e puros que brotam neste tempo especial. Jesus Cristo nasceu, Deus se fez carne e habitou entre nós, a humanidade nunca mais foi a mesma!

Faça acontecer neste natal! A mensagem de Cristo pode fazer com que toda guerra pare, não apenas por alguns dias, mas que seja declarada a paz de Cristo. Anuncie que Jesus Cristo, também mudou a sua vida para melhor, e celebre o fato de que pela fé, através da graça de Deus, Ele também se faz presente em sua vida.

Feliz Natal! Que Deus nos abençoe!

Rev. Leonardo Sahium.

Share