Pastorais
UMA PESSOA SAUDÁVEL

24 de julho de 2019

Ser uma pessoa saudável é o objetivo da maioria das pessoas, afinal, dependemos de um corpo com saúde para viver bem e realizar tudo aquilo que desejamos. A saúde deve ser buscada no aspecto físico, emocional, relacional, financeiro e principalmente espiritual. Nossa relação com Deus estabelece uma base sólida e segura para alcançar saúde em todas as outras áreas da vida. A saúde espiritual é a mais importante!

O Pr Thabiti Anyabwile escreveu um livro muito interessante sobre a saúde dos membros de uma igreja. O Pr Thabiti mora próximo a Washignton D.C, onde lidera uma igreja e já pregou na Igreja Presbiteriana da Gávea quando esteve no Brasil para ministrar palestras em uma Conferência em São Paulo. Em seu livro, “o que é um membro de Igreja saudável?” Pr Thabiti deixa claro que a saúde espiritual está diretamente associada à valorização da Palavra de Deus por parte do membro da Igreja e principalmente do pastor.

O membro de uma Igreja saudável deve ser beneficiado por pregações expositivas da Palavra do Senhor. E com esta afirmação o Pr Thabiti enumera cinco benefícios de quem ouve a pregação da Palavra: 1) Ouvir pregações expositivas dá-nos um ouvido limpo para escutarmos a Deus; 2) Ouvir mensagens expositivas ajuda a nos focalizarmos em Deus e a segui-lo; 3) Ouvir mensagens expositivas protege nossa vida e o evangelho de corrupção; 4) Ouvir mensagens expositivas encoraja os pastores fiéis, para que continuem estudando a Bíblia, pois, os membros tem mais interesse em ouvir e aprender; 5) Mensagens expositivas mantém a Igreja unida e isto traz benefícios aos membros.

O Pr Mark Dever, que é pastor em Washignton D.C e também pregou na Igreja Presbiteriana da Gávea, escreveu um excelente livro sobre as “Nove marcas de uma Igreja Saudável”. Neste livro, Pr Mark Dever diz: “A primeira marca de uma igreja saudável é a pregação expositiva. Não é somente a primeira marca, é a mais importante.”

Portanto se você deseja ter uma vida espiritual saudável, observe atentamente as mensagens que tem ouvido. Hoje somos uma sociedade repleta de informação. Você tem pregadores em todos os meios de comunicação. Ao ligar a televisão, o rádio, acessar a internet ou receber vídeos pelo celular, verifique a origem, observe se está ouvindo uma mensagem que expõe a Palavra ou simplesmente fala o que alguém pensa sobre a Palavra.

Uma alimentação saudável resulta em um corpo saudável. Da mesma forma, ao se alimentar da boa Palavra de Deus o resultado será uma vida espiritual saudável.

Paulo orientou ao jovem pastor Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Tm 4.16)

Que Deus nos abençoe.

Rev. Leonardo Sahium

Share