Pastorais
46 anos de liderança saudável

3 de outubro de 2013

Um das grandes alegrias que Deus me deu, foi conhecer todos os pastores que serviram a Deus na história da Igreja Presbiteriana da Gávea. Em 1967 Rev Elias Medeiros plantou esta igreja quando era apenas duas casinhas simples em um bairro que ele acreditava que iria crescer. Conversei com ele, ouvi suas histórias, rimos juntos, sempre com a agradável companhia de D. Dóris. Ainda me lembro de sua alegria ao falar do projeto deste prédio com vários andares. Sonho alto para aquela época. Um líder que pensou à frente de seu tempo! Rev Elias era tão visionário que deixou no projeto um espaço para o elevador, imagine só! Como ele gostava de explicar os detalhes dos trilhos que conseguiu para a obra, do trabalho que deu fazer a garagem no subsolo, com tanta água brotando, e até os mínimos detalhes de cada móvel da igreja.

Depois a Igreja Presbiteriana da Gávea foi pastoreada pelo Rev Samuel Vieira, seu pastorado foi uma tranqüila transição, afinal substituir o pastor que plantou a igreja não era fácil, mas seu ministério foi muito produtivo e abençoado. Seu substituto foi o Rev Eduardo Pedreira, que na ocasião consolidou  a construção deste maravilhoso e aconchegante templo que hoje nos reunimos. Na ocasião o investimento foi altíssimo, mas hoje agradecemos esta grande realização.

Com Rev Marcos Azevedo a Igreja da Gávea experimentou um tempo onde as parcerias na plantação de igrejas foram solidificadas, e muitas igrejas filhas nasceram. Desde dezembro de 2005 estou aqui, compartilhando com Rev Felipe, que chegou em 2007, com Rev Alexandre e Rev Dusi que chegaram este ano, as alegrias de continuarmos sonhando os sonhos de Deus e de vermos a realização deles através da igreja, para a glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nesta caminhada, a unidade do Conselho e seus Presbíteros, da Junta Diaconal e demais líderes e membros, foi fundamental para realizar a obra de Deus com segurança, equilíbrio e muita alegria.

Uma coisa muito especial une todos os pastores titulares, ao longo da história, a certeza de que Deus não nos deu uma igreja tímida em sua visão e pequena em suas realizações. Deus sempre encheu os olhos do Rev Elias, primeiro pastor, com grandes sonhos, e assim continuou em cada um dos pastores da Igreja Presbiteriana da Gávea.

Pessoas diferentes, épocas diferentes, mas com o mesmo sonho, por que? Porque o crescimento da igreja, a expansão de sua obra, o auxilio aos necessitados, o envolvimento missionário na plantação de novas igrejas e a unidade do Corpo de Cristo, não são sonhos gerados por uma coincidência do acaso. São os sonhos que Deus colocou no coração de cada um dos pastores e membros que acreditaram que Deus é quem efetua em nós tanto o querer quanto realizar (Fp 2.13).

Parabéns Igreja Presbiteriana da Gávea! Vamos em frente! Que Deus nos abençoe!

Rev Leonardo Sahium

 

Share