Pastorais
5 BENEFÍCIOS QUE A PALAVRA DE DEUS PRODUZ EM SUA VIDA

20 de novembro de 2020

É de extrema importância estarmos dia a dia impregnados da Palavra de Deus. Devemos manter uma disciplina e rotina no conhecimento das Escrituras.

Aperfeiçoa – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3.16-17. O efeito gradual e contínuo da leitura, estudo e meditação das Escrituras é o nosso aperfeiçoamento. Aperfeiçoar é a arte de trabalhar em um material bruto e refiná-lo com melhorias, lapidação e esmero. É isso que o ensino da Palavra de Deus faz conosco. Ele nos dá crescimento no conhecimento do caráter de Cristo, nos confronta em nossos pecados e corrige nossos pensamentos, emoções e ações. Educa-nos em nosso coração, para que nos tornemos perecidas com Cristo a fim de nos deixar preparados para uma vida que glorifica ao nosso Pai celestial. Não é pelas nossas próprias aptidões que somos transformados, mas pela graça que nos alcança. Como joias lapidadas, esmeradas, limpas das impurezas, tornamo-nos cada dia mais parecidos com Cristo, aperfeiçoados e perfeitos, prontos para servirmos ao Reino de nosso Senhor.

Limpa – “Vós já estais limpo pela Palavra que vos tenho falado.” João 15:3. A prática da limpeza é muito mais do que o aprendizado do uso do material e dos utensílios adequados, envolve hábito, rotina e uma sequência nas tarefas. Se nos importamos com a limpeza dos ambientes externos a nós e empregamos tempo para isso, muito mais deveríamos investir em nossa purificação espiritual. E como fazemos para limpar nossa mente, alma e coração? Será que é possível usarmos o mesmo modelo de limpeza de nossas casas para a morada do Espírito Santo em nós? A Palavra de Deus é o mais excelente material para a purificação de nossas almas e mentes. Temos que ter sabedoria e disposição para nos lançarmos na Palavra com todo empenho e usá-la com perícia. Você já mergulhou nas Escrituras com o propósito de ser purificado? Seja intencional na sua leitura bíblica na busca por purificação. Nosso Senhor trabalha em você enquanto você o busca (Jr 29.13) e ele mesmo vai ajudá-lo a aplicar, através do Espírito Santo, a Palavra em seu coração, renovando sua mente (Rm 12.2) para que não fique estagnado, conformado ao mundo e aos seus valores.

Santifica – “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17.17. Quando Deus separou um povo para si, ele não escolheu o maior povo, nem o melhor povo, ele separou um povo que ele mesmo iria capacitar, preparar e santificar. Que privilégio! Se você foi escolhido para receber o dom da fé (Ef 2.8-9), alegre-se na sua salvação (Is 12.3 ) e glorifique ao nosso Pai com a sua vida, oferecendo a ele um culto racional: disponha-se e estude a Palavra, que é a Verdade que a santifica. A verdade da Palavra de Deus incutida em sua mente vai protegê-lo das ciladas do pai das mentiras e fará de você um cristão forte, preparado para a batalha contra os poderes do mal, aquele que não vemos, mas que sabemos que nos rodeia (1Pe 5.9).

Liberta – “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8.32. Quando conhecemos a Palavra do Senhor dos Exércitos, ela nos liberta do cativeiro da submissão às mentiras. Quanto mais conhecemos a Verdade, mais queremos viver a Verdade.

Discerne os pensamentos e os propósitos do coração – “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4.12. O apóstolo Paulo relata que ele faz o mal que não quer, no entanto não consegue fazer o bem que deseja (Rm 7.19-20). Nossa natureza caída luta ferozmente com o nosso espírito. Você conhece o mau que habita em você? Consegue prever suas reações no campo de batalha de seu coração, ou de sua mente, quando precisa reagir a alguma situação? Tudo em nós que é exposto à luz da Bíblia produz transformação para a santificação.

Leia a Palavra, deleite-se, renove-se.

Rev. Guilherme Jayme Travassos Esperança
(adaptado do texto de Renata Gandolfo)

Share