Pastorais
A coragem dos Cristãos

21 de fevereiro de 2013

O Livro de Josué começa em um momento de muita tensão. Moisés havia morrido e Josué precisava liderar o povo na entrada da terra prometida. Não era um desafio fácil. Havia povos armados para conquistar e batalhando com ele um Israel não tão fácil assim de lidar.

Ainda que já tivesse passado um tempo desde a saída do Egito, havia incredulidade e desconfiança no coração do povo de Deus. Será mesmo que um dia eles alcançar a tão sonhada promessa de viver numa terra que mana leite e mel?

Josué foi desafiado a liderar com coragem. No versículo mais conhecido do livro, Deus disse a ele: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” Josué 1.9.

Essa coragem foi necessária na vida de todos os homens de Deus. Elias, Jeremias, Estevão, Paulo e tantos outros foram ameaçados e nem por isso deixarem de crer no que criam. Assim como Josué, receberam o encorajamento da parte de Deus para que permanecessem nos caminhos de Deus para fazer a obra de Deus.

Ao longo da história da igreja, grandes conquistas foram feitas por homens corajosos. Por sermos herdeiros diretos, os mais conhecidos por nós são os reformadores. Lutero, Calvino, e tantos outros se mantiveram firmes mesmo quando ameaçados. Seus ideais vivem até hoje porque não tiveram medo de defender aquilo que criam.

Sei que hoje em dia as ameaças mais próximas de nós são outras. Nosso medo não é perder a cabeça, mas perder o coração. A dificuldade grande é ver conceitos opostos a Bíblia serem celebrados ao invés de rejeitados. E os cristãos não devem deixar que esse tipo de ataque abale a sua fé. O discurso de Jesus é de contra-cultura e é absolutamente impossível viver isso sem que sejamos corajosos para bancar aquilo que cremos.

Queremos estar sempre adaptados, vivendo como todos vivem. A “normalidade” ainda é um ideal almejado e para isso nos camuflamos no meio da multidão para parecer com todos. Mas se fomos chamados para a luz de Cristo, o que vai impedir o brilho em nós são as trevas da adaptação ao esquema desse mundo.

Coragem, cristãos! É com essa firmeza em você que iremos ver uma realidade diferente. É com gente ousada e verdadeira com a fé que professa que vamos impactar o mundo.

Que Deus nos abençoe

Rev. Felipe Telles Ferreira

Share