Pastorais
A felicidade não tem a ver com você!

3 de janeiro de 2013

“Você não é o foco”.

Com essa breve frase, o Pr.Rick Warren começa o seu livro “Uma vida com Propósitos”. Em todas as páginas, ele nos coloca em nosso lugar certo. A vida não tem, em primeiro lugar, a ver conosco, mas com Deus.

É uma ideia razoavelmente simples. Estamos acostumados a ouvir que Deus é o primeiro da nossa vida, que tudo que somos é para Ele e que esse é o propósito maior da nossa vida. Mas será que é tão simples assim?

Quando fazemos as nossas resoluções de ano-novo, elaboramos a nossa agenda, nossos planos, o que de fato está em primeiro lugar, a nossa felicidade ou a felicidade de Deus? Não que uma atividade exclua a outra, mas existe sim uma prioridade e também uma consequência.

Quando buscamos a nós mesmos em primeiro lugar cultivamos uma ilusão de que trilhamos um caminho melhor para a nossa felicidade. Quanto mais nos esforçarmos em direção a nós mesmos, mais iremos colher alegria. Mas isso não é totalmente verdade. A tendência com esse pensamento é entrar numa maré de ensimesmamento tão grande que achamos que felicidade só tem a ver com aquilo que faço para o meu benefício.

Isso significa nos abandonar? De forma alguma. Paulo recomenda a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” 1 Timóteo 4.16. O apóstolo recomendava aquele jovem pastor que era necessário que ele cuidasse também de si para que pudesse exercer seu ministério com saúde física, emocional e espiritual.

cell phone tracking software

Mas se olho só para mim, esqueço do resumo da lei, o resumo da vida: “Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas“. Mateus 22:37-40. Esqueço que para ser feliz de verdade é preciso amar, não só a mim, mas Deus em primeiro lugar e ao próximo como a mim mesmo.

Essa é a grande chave para a felicidade. Quando olhamos para Cristo e vemos que ele é nosso Salvador e o Mestre que nos ensina a viver de verdade, posso celebrar a vida obedecendo que ele tem a dizer.

Em 2013, ame. Sai mais de você e vá em direção a Deus e ao próximo. E creia: a consequência disso é um coração pleno!

Que Deus te abençoe

Rev.Felipe Telles Ferreira

Share