Pastorais
A igreja centrada no cliente!

16 de maio de 2013

Aderi a um método antigo de crescimento de igreja: a Igreja Centrada no Cliente! A premissa é muito simples: todas as nossas programações, como eventos, cultos e afins, devem estar de acordo com o gosto do nosso público-alvo. O que precisamos fazer como liderança é elaborar tudo de maneira sensível à necessidade e gosto dele.

É verdade que é mais trabalhoso fazer assim, mas o resultado é excelente. É preciso ouvir o que o cliente deseja numa igreja. Como o culto pode ser mais adequado? Que músicas seriam mais agradáveis? O que é preciso dizer na hora de um sermão ou Escola Bíblica? Essas perguntas e algumas outras devem servir de base para que nós possamos fazer tudo de uma maneira que possa ser ajustada à vontade da pessoa.

Mas de todo o trabalho que se tem com esse método, o mais profundo é conhecer não apenas o gosto, mas a pessoa que estamos querendo atingir. O que ele pensa? O que o agrada? Qual seu estilo de vida? Qual a sua relação com dinheiro, tempo e prioridades? O que pensa sobre família? Quem ele é de fato? Quando se descobre essas respostas e foca-se em adequar tudo para satisfazê-lo, sem olhar para o lado, tenho certeza que aí está uma igreja abençoada.

Esse método é bíblico! Quando tentado por Satanás para adora-lo, “Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto” Mt.4.10. Deus é o nosso “cliente”! Deus é o nosso público-alvo. Quando estamos em adoração, quer comunitária ou íntima há uma plateia de uma pessoa: DEUS! E de fato precisamos entender Sua vontade e Sua pessoa para que o que expressemos ali agrade a Ele e não a nós.

Sim, há detalhes como estilo de música e horário de culto que podem estar antenados com a nossa realidade já que Deus não é fã de nenhum em particular. Lembre-se que Ele não dorme e nem pertence a uma tribo musical. Mas o fato é que não dá pra perder de foco que o que quer que estejamos fazendo precisa estar centrado em Deus e não em nós. Ele é o cliente!

E esse é o maior crescimento que a igreja pode ter! A certeza que o Deus a quem ela serve está sendo adorado do jeito que Ele mesmo deseja.

Que Deus te abençoe

Rev. Felipe Telles Ferreira

Share