Pastorais
ADMINISTRAR O TEMPO

16 de setembro de 2016

“Ensina-nos a contar os nossos dias,
para que alcancemos coração sábio” Salmo 90.12

Um dos maiores problemas que enfrentamos em nossa vida é a administração de nosso tempo. Como gostaríamos de ter mais tempo para realizar tudo aquilo que planejamos ou sonhamos. Mais tempo para ler um bom livro, orar, fazer uma caminhada na praia, ouvir uma boa musica, conversar com os amigos, almoçar com a família.

Ao escrever sobre a administração do tempo, Christian Barbosa disse: “você vai descobrir que gerenciar seu tempo nada mais é do que a habilidade de fazer escolhas. A todo momento você faz escolhas entre o que é importante, o que é urgente e o que é circunstancial. Se você acha que não tem tempo, isso é efeito da sua escolha de não ter tempo, talvez inconsciente ou até mesmo consciente. Essas escolhas levam a ações para concretizar seus sonhos. Afinal de contas, é para isto que vivemos e fazemos uso do tempo: para sonhar e realizar”.

O salmista reconhece algo fundamental ao escrever sobre a necessidade de aprender a contar os seus dias. João Calvino nos diz que o salmista nos ensina que aplicamos nosso coração à sabedoria quando compreendemos a brevidade da vida humana. Assim o salmista busca em Deus sabedoria para administrar sua vida.

Barbosa cita um princípio muito interessante ao dizer: A Lei de Pareto (também conhecida como princípio 80-20), que afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas. Na prática, podemos sugerir que 80% dos resultados que você obtêm durante a semana vem de 20% do tempo que gastou nesse período.”

Quando observamos o ensino de Jesus Cristo, percebemos que Ele nos ensinou a determinar as prioridades em nossa vida em Mateus 6.31-34. Fica claro que no ensino de Cristo, quando investimos em nossa relação com Deus o efeito deste tempo de comunhão com Ele é multiplicado nos resultados em todas as outras áreas de nossa vida.

Na administração do tempo estabeleça como prioridade sua vida espiritual!

Que Deus nos abençoe!
Rev. Leonardo Sahium

Share