Pastorais
AMANHÃ É 2ª FEIRA, E AGORA?

15 de outubro de 2016

Quantas vezes você se viu na situação de iniciar uma 2ª feira com a sensação de que já está atrasado(a) devido a quantidade de problemas que você tem para resolver? São questões de um filho doente, uma entrevista de emprego, da dispensa vazia, de uma reunião importante, ou até mesmo de um conflito familiar. Nos sentimos muitas vezes incapazes, indecisos, inábeis, impotentes, completamente desorientados, sem saber por onde começar, para onde ir ou qual caminho tomar.

Davi nos escreve no Salmo 25 que “Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores. Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho“ (Sl 25:8-9). É maravilhoso percebermos que a Palavra de Deus endereça as nossas questões. Ela diz “aponta o caminho aos pecadores”. Está falando da gente, irmãos. Está falando que Deus é bom e reto e por esta razão se preocupa com a gente, com as nossas decisões, com as nossas escolhas, com as nossas ações, com os nossos dilemas. No entanto o texto é muito claro. Para que experimentemos este guiar de Deus necessitamos de humildade. O texto sagrado nos confronta com nossa realidade, com nosso orgulho e autossuficiência, próprios de um pecador. Percebam, irmãos, o Senhor guia os humildes na justiça. Creio que uma qualidade que qualquer ser humano normal deseja experimentar é a de ser justo. Fazer aquilo que é justo. Ter o senso de justiça. Queridos, é impossível experimentarmos direção de Deus se estivermos vestidos de arrogância. É necessário nos humilharmos e declararmos nossa total incompetência em fazer escolhas acertadas à parte de Deus, de executarmos nossa própria justiça. Deus tem que estar no processo. Da mesma forma, o texto nos diz que Deus nos mostra o caminho. Mas há uma qualificação. Precisamos buscar a mansidão. Quantos conflitos nossa personalidade, muitas vezes impulsiva, nos tem gerado em família, no trabalho, na escola, faculdade e igreja? Somos prontos a responder, e parece que temos uma facilidade enorme de amontoar rancor, que ao cabo só gera em nós ira, discórdia, e dissenções. Precisamos buscar esta mansidão, fruto do Espírito, para encontrarmos o caminho. Precisamos de corações serenos, transformados pelo Espirito Santo, capazes de ouvir a voz do Senhor nos ensinando o Seu caminho.

Pois é, da próxima vez que sua 2ª feira começar com cara de que você já iniciou o dia devendo, lembre-se da necessidade de ser humilde e manso, pois assim os caminhos se abrirão.
Que Deus nos ajude.
Rev. Antonio Alvim Dusi Filho

Share