Pastorais
APRENDA A VENCER OS OBSTÁCULOS

5 de maio de 2017

“Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” Lucas 19.2-5

Às vezes você sai de casa e tudo conspira contra o seu dia! Se você vai de ônibus, ele atrasa; se chove, você está sem guarda-chuva; se faz sol, você estava com roupa de frio. O carro estraga, o trânsito engarrafa, você não consegue um taxi e assim por diante. Não são poucas as vezes em que estamos na fila errada, a outra sempre anda mais rápido. Na escola, os professores nem sempre facilitam a compreensão, nem sempre estão bem humorados, principalmente quando o assunto é prazo para a entrega dos trabalhos.
Sua vida profissional às vezes anda mais devagar do que aquilo que você desejava e nos relacionamentos nem sempre você se sente valorizado ou correspondido. Enfim, os obstáculos para uma vida perfeita, ou pelo menos, mais tranquila, são inúmeros!
Zaqueu sabia o que era obstáculo, pois, mesmo sendo um homem rico, ele tinha um problema que dinheiro algum poderia resolver. Sua baixa estatura, sempre foi para ele um problema. Sabemos que isto não é algo que acontece da noite para o dia, pois ele já nasceu e “cresceu” enfrentando as dificuldades naturais que sua condição lhe impunha. Agora, em um momento tão especial, Zaqueu mais uma vez enfrentava sua frustração, afinal, Jesus Cristo estava ali sendo visto por todos, contemplado e admirado pelas pessoas. Zaqueu queria muito ver a Cristo, mas havia o obstáculo de sua baixa estatura. Mas ele era um homem que aprendeu a vencer os obstáculos. Como disse Richard de Vos “Persistência é a teimosia com um propósito”. Zaqueu encontrou uma árvore pequena, mas que era suficiente para vencer o obstáculo e ver a Jesus Cristo no meio daquela multidão.
Qual é o obstáculo que tem impedido você de ver a Jesus Cristo agindo em sua vida? A multidão? Os problemas? O medo da opinião e de crítica de outras pessoas?
Deus tem esparramado árvores ao longo do seu caminho, são sicômoros da graça. Quando você reconhece estes momentos especiais é tempo de subir e contemplar a Cristo. Existe o sicômoro da oração, da leitura da Bíblia, da comunhão com a Igreja, da vida que deseja andar segundo o propósito de Deus!
Perceba o resultado na vida de Zaqueu, ele foi maior do que o esperado, pois, Jesus Cristo viu aquele homem que venceu o obstáculo e foi se hospedar em sua casa. Deus sempre abençoa aquele que supera qualquer obstáculo por desejar Sua comunhão!
Que Deus nos abençoe!
Rev. Leonardo Sahium

Share