Pastorais
Chaves para o crescimento espiritual

21 de fevereiro de 2014

Primeiramente, a Bíblia está viva em si mesma. Vive em perene vigor. Em qualquer geração e idade, toda pessoa que lé a Bíblia encontra vida e vigor. Esta tem sido minha própria experiência. Alguns anos atrás, pensava que se lesse um livro da Bíblia todos os dias por trinta dias seguidos, conheceria muito bem o conteúdo do dito livro. Comecei com I João e depois li Colossenses. Mas no fim dos trinta dias, descobri que ainda havia coisas que eu não sabia a respeito de cada um destes livros, e assim, resolvi continuar por mais um mês. Sabe de uma coisa? Estes livros ainda contêm mistérios que ainda nem penetrei. Cada vez que os leio fico deslumbrado ante a novidade!

Outra razão pela qual dizemos que a Bíblia vive é devido à sua atualidade. Você já folheou seus velhos livros de escola? A maioria está desatualizada. A ciência continua a fazer novas descobertas e novos livros são produzidos, no entanto, a Bíblia jamais se desatualiza.

Outra forma pela qual a Bíblia vive é que ela discerne os corações; possui uma percepção interior surpreendente. Por vezes, ao ler a Bíblia, quase morro de vergonha. A Bíblia é uma espada afiada de dois gumes que discerne os pensamentos e os propósitos do coração (Hebreus 4:12). Revela exatamente aquilo que sou. E por isso que aqueles que desejam permanecer no erro não a lêem. Ela os descobre. Estas são algumas das razões pelas quais dizemos que a Palavra de Deus é viva em si mesma.

Em segundo lugar, a Bíblia transmite vida. Não apenas a contém, mas transmite vida. O maior poder de qualquer organismo vivo é a capacidade de se reproduzir. Os nossos pensamentos e palavras são incapazes disso. Poderíamos falar o dia todo sem produzirmos vida espiritual. Mas a Palavra de Deus é viva e reproduz vida. Tiago 1:18 nos diz: “Pois segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade…” A Palavra de Deus é que faz isso. O Espírito Santo utiliza-se da Palavra para produzir novo nascimento.

John MacArthur Jr.  (Livro: Chaves para o Crescimento Espiritual)

Share