2 de julho de 2012
Há uma frase que circula pelas rodas de conversas reais e virtuais que diz: “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das conseqüências.”. Não há como negar a verdade presente nesse pensamento que passando pela peneira bíblica, reflete o que Paulo escreve em Gálatas: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” Gl 6.7.
Fico pensando como essa verdade precisa mexer conosco, nos sacudir e fazer com que a gente acorde desse mote “deixa a vida me levar”. Pergunte-se: O que você está fazendo com a sua saúde? Como você lida com o seu tempo? Como você resolve gastar e investir seu dinheiro? Qual é o seu investimento na sua educação? E o seu esforço no trabalho? Você tem dado atenção a sua família? Você descansa? Você busca a Deus com todo o seu coração?
Sei que há várias outras perguntas igualmente importantes. O parágrafo anterior não tem o intuito de esgotá-las, mas de fazer você pensar em pensar mais a sua vida! O que você tem feito com ela? Como você tem agido para atingir os objetivos de Deus para você?
Quando Paulo escreveu esse texto afirmando que nossas escolhas têm consequências e as consequências são fruto das nossas escolhas. Com isso ele queria retirar da igreja aquela mentalidade de que “Se Deus está no controle eu não preciso fazer nada”. A palavra de Paulo é forte: “De Deus não se zomba…”! Além de inconsequente é uma afronta ao Senhor agir do jeito que você quiser e esperar que depois ele limpe a sujeira e te livre milagrosamente dos resultados. Ele pode sim mudar tudo, mas quando você age assim está tentando a Deus!
É interessante que Paulo faz a aplicação imediata do versículo 7 à nossa caminhada com Deus! Ele diz: “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” Gl 6.8. Sim, se você quer viver mais perto de Deus, você precisa semear isso. Sim, se você alimentar a sua carne você vai colher uma vida mais distante dEle.
Sim, Deus é quem faz o querer e realizar. Mas não ande zombando de Deus. Faça a sua parte. Olhe para onde você está e aonde você quer chegar. Aja na força de Deus, confiando em Deus mas fazendo aquilo que você precisa fazer pra chegar lá.
Que Deus te abençoe
Rev. Felipe Telles Ferreira