Pastorais
DEUS DETÉM O CONTROLE

20 de março de 2020

O pensamento secularista se apoia no seguinte fundamento: Não precisamos de Deus, afinal, estamos construindo uma plataforma que propõe solução para todas as questões e carências da nossa existência. A longevidade, a tecnologia, os recursos financeiros e os sofisticados entretenimentos estão aí para provar que o mundo se impõe como um aconchegante lugar à medida que retiramos Deus dele.

Aqueles que caminhavam altivos e inflados pelas conquistas de uma geração que ignorou Deus, se recolhem em seus aposentos temendo um vírus que se propaga incontrolavelmente por toda a terra. O pânico não é somente por causa do Covid 19, mas também pela mensagem que ele transmite: o homem não está no controle!

Mas os que estão familiarizados com os textos bíblicos já sabem disso. Quando a sociedade zombou de Deus, a terra experimentou o dilúvio. Quando a humanidade desejou construir a torre de Babel para construir uma sociedade que sobrepunha o governo do Senhor, ocorreu a confusão de línguas. Quando Faraó escravizou o povo eleito de Deus, o Egito experimentou as 10 pragas. Todas as vezes que Israel se sentiu atraído pelos falsos deuses, vivenciou o juízo divino.

A pandemia atual revela que a maquiagem do mundo corrompido se dissolve facilmente. Um abismo evoca outro abismo e a possibilidade de caos faz estremecer o coração que se apoia nas estruturas ilusórias e impotentes. Se um “empoderado” vírus desestabiliza a segurança humanitária e desbanca poderosos e intelectuais, qual a saída? A mesma apresentada em todos os momentos tenebrosos: Jesus Cristo.

É neste momento que a doce e suave voz do supremo pastor se manifesta: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mt 11:28. Ele é o socorro presente, a rocha firme, o salvador e o sustentador. O convite é para vida eterna, abundante e independente das instabilidades deste mundo.

É tempo de reconhecer a própria impotência e fragilidade. Os homens têm mais uma vez a oportunidade de admitir: Precisamos de Deus, afinal, ele é a plataforma segura que supre todas as nossas carências existenciais. Todas as coisas estão debaixo do seu controle e, firmados na sua misericórdia, rogamos pela solução para o mal que nos aflige. Que o Senhor oriente os profissionais da saúde e os cientistas que trabalham arduamente para aplacar este vírus.
Recolhidos em nossas casas, exercitamos a fé, buscamos ao Senhor e descansamos no cuidado amoroso de Deus. Que esta provação produza crentes mais amorosos, tementes e piedosos. Que este juízo divino provoque o verdadeiro arrependimento numa sociedade que, por décadas, ignora o criador e salvador.
Rev. Alexandre Rodrigues Sena

Share