Pastorais
Dois em um

25 de outubro de 2012

“Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” Gl 2.20

            Quem buscar na memória ou no “Google” vai encontrar a referência sobre o dois em um. Esta era a procura nas lojas por um aparelho que alem do rádio também executava músicas através dos discos.

Atualmente nossos celulares são uma nova categoria de “dois em um”. Eles são agendas com milhões de possibilidades inteligentes (smart) e ao mesmo tempo telefones (phone). O desejo de consumo de milhões de brasileiros é um novo “smartphone”, o antigo sonho do “dois em um”.

Quando Jesus Cristo veio ao mundo, Ele manifestou suas duas naturezas em uma só pessoa. A teologia chama isso de unipersonalidade de Cristo. Ele tinha a natureza celestial e a natureza terrena em uma só pessoa. Novamente encontramos a Formula “dois em um”.

O apóstolo Paulo disse em várias de suas cartas que nós somos pecadores, mas ao mesmo tempo santos. Que somos cidadãos do Reino dos Céus e ao mesmo tempo cidadãos de reinos da terra. Assim temos dupla cidadania, e obviamente isso significa “dois em um”.

Quando vemos uma mulher grávida andando na rua, nossos olhos contemplam uma só pessoa, mas sabemos que, na verdade, ali estão duas vidas, da mãe e do bebê. Em outras palavras, não fica estranho para nós a realidade de dois elementos que se completam no universo no desenvolvimento da vida.

Hoje estamos comemorando o aniversário da Igreja Presbiteriana da Gávea (45 anos) e da Reforma Protestante ( 495 anos). De certa forma nossa comemoração também é “dois em um”, ou seja, dois aniversários em um só culto.

Quando refletimos sobre nossa vida descobrimos que somos mais que um corpo apenas, somos corpo e alma. Quando um se separa do outro a vida deixa de existir de maneira completa, e somente será restaurada em sua plenitude, quando forem reunidas novamente, pela graça de Deus, na ressurreição do corpo.

Podemos concluir então, que fomos criados por Deus para viver em unidade. Nossa natureza busca viver de maneira integral. Somos um povo que quer alimentar o corpo e a alma, que deseja o prazer do corpo e a alegria da alma. Nós queremos corpo e alma saudáveis.

O que estamos comemorando é a beleza do “dois em um”. Nossa alegria de vivermos em corpo e alma integrados com Deus.

Parabéns Igreja Presbiteriana da Gávea! Parabéns Igreja Protestante Reformada!

Que Deus nos abençoe!

Rev Leonardo Sahium

Share