Pastorais
E O SEU LEGADO?

23 de agosto de 2016

“Depois das Olimpíadas o Rio de Janeiro terá o seu legado”.

A praia de Copacabana lotada de gente vestia as cores verde e amarelo, o povo com muita expectativa assistia pelo enorme telão a reunião que decidiria sobre a cidade que seria escolhida. O Brasil parou para ver o nome que sairia do envelope do Comitê Olímpico Internacional (COI). Outras cidades estavam na mesma expectativa, e eram candidatas fortes; em 04 de junho de 2008, além do Rio de Janeiro, disputavam o privilégio de sediar a Olimpíada de 2016: Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha). Mais de um ano se passará desde a definição das cidades finalistas. Estávamos em outubro de 2009 e o mundo olhava para Copenhague na Dinamarca esperando o nome da cidade escolhida. Quando nossa cidade foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos em 2016, houve uma enorme festa! Pessoas se abraçavam, choravam de alegria, o Brasil vibrou!

Um dos grandes benefícios de uma cidade receber os Jogos Olímpicos está no legado que este evento deixa para a população. O legado é tudo aquilo que ficou como aprendizado, como projeção da imagem da cidade, o investimento em toda parte física através das construções de áreas esportivas, hotéis, espaços para turismo e melhorias no transporte e comunicação.

Obviamente não teremos uma Olimpíada perfeita e infelizmente não iremos usufruir de um legado espetacular como poderíamos, mas por outro lado, ao final dos jogos, algum legado positivo ficará e o Rio de Janeiro se lembrará disto por toda sua existência.

Com este exemplo, fica uma pergunta: qual será o seu legado?

Quando você olha para sua vida, que tipo de investimento você fez? Como você se preparou para seus desafios e principalmente para o seu futuro? O que você tem acumulado de aprendizado com os sabores e dissabores da vida? Quando você partir, quem irá se lembrar de você e como?

A Palavra de Deus nos ensina que colhemos aquilo que plantamos. No livro de Deuteronômio no capítulo 6, encontramos Deus instruindo seu povo para que eles observassem o seu legado. Ele diz: “estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração”(Dt 6.6).

O texto continua dizendo que nosso melhor legado não é a educação, herança financeira ou uma boa imagem na sociedade. Nosso melhor legado é aquele que colhemos hoje, e para todo sempre, quando ensinamos em nossa casa e mostramos aos nossos amigos e ao mundo todo que Jesus Cristo é nosso Senhor e Salvador. Como fazer isso? Invista em sua vida espiritual, através de uma vida devocional diária e na comunhão com o povo de Deus na Igreja. Vivendo assim seu legado será maravilhoso!

Que Deus te abençoe!
Rev. Leonardo Sahium

Share