Pastorais
É Tempo de Uma Nova Aliança

31 de agosto de 2012

Depois de alguns anos de casado, a aliança começa a perder seu brilho e muitos casais renovam suas preciosas jóias fazendo uma nova aliança. Uma nova aliança não invalida a antiga, afinal ela é apenas um símbolo externo do grande amor que reside nos corações do homem e da mulher.

Assim como existe uma aliança de ouro, sempre muito bonita, que simboliza nosso amor por outra pessoa, também encontramos na Bíblia uma aliança com profundo significado de amor e fidelidade. Esta aliança espiritual, eterna, é celebrada entre Deus e seus filhos e filhas.

O autor de Hebreus nos ensina que esta aliança espiritual também foi contemplada com a transição da velha aliança para a nova. A primeira aliança era representada pelo santuário terrestre (Hb 9.1), mas a segunda aliança está totalmente firmada em Jesus Cristo.

Nesta nova aliança, Deus nos ensina a celebrar o que é essencial em nosso relacionamento com Ele: “ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade do céu” (Hb 8.1). Sabemos, assim, que Jesus Cristo está sempre intercedendo por nós junto ao Pai.

Nesta nova aliança, Jesus Cristo é nosso modelo e mediador. O autor de Hebreus nos ensina:

“Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” (Hb 8.6)

A nova aliança não está mais passível da contaminação da primeira, que se deixou levar pelo desprezo dos homens e mulheres que relegaram Deus ao segundo plano em suas vidas (Hb 8.9). Àquele tempo, apesar de todo livramento e cuidado de Deus com seu povo, mesmo assim, eles preferiram seguir deuses falsos.

Esta nova aliança é um convite do próprio Deus. Ele está chamando e capacitando seu povo para uma caminhada debaixo de seu imenso amor e misericórdia. Deus afirma:

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Hb 8.10)

Celebremos nossa aliança espiritual em Jesus Cristo, Ele nos ama e nos convida para uma vida de paz, alegria e comunhão!

Que Deus nos abençoe!

writer essay

Rev Leonardo Sahium

Share