Pastorais
ENTRE OS MITOS E A VERDADE

24 de março de 2016

Qual a certeza que a religião pode trazer em um mundo de incertezas? Esta é uma pergunta crucial para quem entende o quanto é importante o equilíbrio espiritual em nossa vida. Na história da humanidade a expressão religiosa sempre foi parte relevante na vida de pessoas, famílias, políticas públicas e até internacionais.

Nesta rica história religiosa encontramos povos inteiros acreditando nas mais diferentes divindades, das mais simples às mais complexas. Encontramos tribos no mundo todo, crendo que deus era o sol, a lua, as estrelas, a chuva, o vento e assim por diante. O mundo urbano desenvolve formas mais poderosas em seus mitos, crendo em um deus que mora no trovão, que domina o mar, que luta no cosmos com outros deuses.

Neste conjunto de crenças uma questão sempre incomodou, não importando se nas tribos, vilas ou grandes centros urbanos como a Roma antiga. A questão era e continua sendo, a vida depois da morte. Algumas religiões defendiam que depois da morte o ser humano seria levado para uma estrela distante, outros acreditavam que o ser humano simplesmente deixava de existir, outros acreditavam que ele voltaria na forma de animais, vegetais, minerais ou como ser humano em outro corpo, em outro lugar e tempo. As religiões, os mitos, foram sendo destruídos, afinal, nada foi comprovado e com o tempo perdeu força.

Jesus Cristo rompeu com todos estes paradigmas religiosos, sua vida, ministério e poder, destruiu todos os falsos conceitos espirituais, religiosos e mitológicos. Mas o que realmente transformou todos os conceitos e provou a suprema realidade da presença de Deus entre nós, suas criaturas, foi a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Quando Jesus Cristo ressuscitou, todos os mitos foram destruídos. É muito fácil pregar que depois da morte uma pessoa pode se transformar em qualquer coisa, ou até mesmo viver outra vida em outra realidade, mas a ressurreição de Cristo é algo único, que foi profetizado e realizado dentro do prazo anunciado, seguindo cada pequeno detalhe de todas as profecias do Antigo Testamento.

Qual a certeza que a religião pode trazer em um mundo de incertezas? A certeza de que a ressurreição de Jesus Cristo e de tantas outras pessoas depois dele, como narra o evangelho, foi a prova cabal que não era um mito, mas o fato mais concreto de toda a história da humanidade. Por isso a história, querendo ou não, será sempre dividida da seguinte forma, antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). A ressurreição não foi apenas uma experiência passada, é uma promessa para todo cristão. Haverá o dia em que, segundo as Escrituras, todo cristão passará pela mesma ressurreição. Aleluia!

Feliz Páscoa! Que Deus nos abençoe!

Rev. Leonardo Sahium

Share