Pastorais
ESPERAR NA INCERTEZA

5 de junho de 2020

“fiz calar e sossegar a minha alma” Salmo 131.2

No livro “Pensar Bem nos Faz Bem!”, o professor e filósofo Mario Sérgio Cortela descreve os momentos de incertezas. Ele diz: “Num mundo de velocidade, de transformação, nós temos um nível muito alto de incertezas em nossa vida. A incerteza está presente na nossa história pessoal, na história coletiva, mas ela não pode nos vencer. A maneira mais adequada quando temos um caminho que desejamos e precisamos seguir, é persistir diante da incerteza. A incerteza é, muitas vezes, transitória. Claro, quem vive na incerteza não consegue dar passo algum, mas não admitir que as incertezas estão em nossa vida é uma atitude de quem fica sempre aguardando a completa certeza para dar o passo seguinte.”

Davi ao escrever este Salmo 131 nos ensina como enfrentarmos momentos de incertezas. A primeira coisa que ele faz é se dirigir ao SENHOR em oração. Prioridades primeiro! Buscar a presença de Deus em oração, leitura da Palavra e na comunhão com a Igreja, é a base de qualquer agenda cristã saudável.

O coração de Davi é exposto já nas primeiras palavras: “SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando a procura de grandes coisas, nem coisas maravilhosas demais para mim”. O salmo nos ensina a ter um coração voltado para os valores mais essenciais da vida, começando pela humildade.

É muito importante perceber que nosso coração tem uma forte tendência ao pecado, a busca da auto-suficiência, do reconhecimento público de nossa capacidade e força. Coisas que enaltecem nosso “eu” e constituem uma armadilha chamada soberba. A soberba precede a queda!
Nas incertezas precisamos aprender a falar com Deus, abrir nosso coração, avaliar nossa reais intenções e descansar na poderosa providencia de Deus.
Davi encerra o salmo dizendo: “espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre” (Sl 131.3).

Este tempo de pandemia, com tantas incertezas, devemos descansar nosso coração naquilo que é mais verdadeiro e absoluto. Deus nos ama, a tal ponto, que morreu por nós na cruz do calvário para nos perdoar e ressuscitou ao terceiro dia para nos garantir a vida eterna. Esperar, confiar e descansar em Deus é o caminho para vencer as incertezas!

Que Deus nos abençoe e proteja!

Rev Leonardo Sahium

Share