Pastorais
LECTIO DIVINA

2 de setembro de 2016

Queridos irmãos, como parte da nossa prática cristã a Bíblia nos ensina a meditar constantemente na palavra de Deus. O verbo meditar é fácil de conjugar, porém difícil de praticar, especialmente para nós ocidentais. Gostaria de compartilhar com vocês um texto que recebi recentemente que apresenta uma metodologia prática para o ato de meditar. A chamada lectio divina é um método de leitura-orante da Bíblia. É ler a Bíblia não tanto para acumular conhecimento, mas como uma forma de diálogo com Deus. Basicamente, a lectio divina consiste em preparação (statio), leitura (lectio), meditação (meditatio), oração (oratio), contemplação (contemplatio), discernimento (discretio), comunicação (comunicatio) e ação (actio). É preciso prática para penetrar na riqueza que a lectio divina pode trazer para sua vida espiritual. “Seja diligente nessas coisas, dedique-se a elas”.

A prática da lectio divina requer que você separe um tempo para estar a sós, num local tranquilo (talvez o seu quarto), sem distrações. Selecione o texto (os Salmos se encaixam bem) que deseja ler, de preferência não muito longo. Os elementos centrais da lectio divina são:

LER – atentamente, com prazer e com fome, saboreando as palavras como alimento espiritual. Leia o texto em voz alta várias vezes, dando especial atenção aos versos ou palavras que lhe chamam atenção. Escute o que o texto fala com você.

PENSAR – o quê esse texto significa para você? Que versos ou palavras falam mais a sua situação hoje? Como você tem vivido em relação a ele?

ORAR – Orar é responder ao chamado no profundo do seu coração para falar com Deus. Além de suas palavras, essa resposta pode ser também escrita em um diário espiritual, ser acompanhada com gestos (ajoelhar-se) e cânticos.

VIVER – Você pode ler, pensar e orar o dia todo, mas a menos que você pratique a Palavra de Deus, não terá valido nada. É preciso colocar em prática o que Deus falou com você durante esse tempo de leitura e reflexão. Sua vida será o maior testemunho que você poderá dar.

Desafio você a experimentar! É maravilhoso! Você pode fazê-lo até mesmo em apenas 15 minutos.

Que Deus nos ajude.
Rev. Antonio Alvim Dusi Filho

Share