Pastorais
Mães missionárias

6 de maio de 2016

“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes
a instrução de tua mãe” Provérbios. 6.20

É muito comum ouvirmos que a educação deve ser prioridade na formação de uma pessoa. Existe a educação formal, aquela recebida nas escolas e universidades que são objeto constante de investimento e preocupação dos pais, mas também existe uma outra educação, não encontrada nos ambientes acadêmicos, mas de relevância tão grande que só pode ser encontrada em casa.

Na casa que teme a Deus encontramos a escola de Deus. Neste universo íntimo todos nós somos conduzidos ao aprendizado nos relacionamentos. Encontramos as matérias da vida, seja o amor, a paz, a alegria, a diversão, o prazer de conviver com pessoas diferentes e ao mesmo tempo iguais a nós em tantas coisas. Este é o lugar certo para aprender os valores da família de maneira prática. Corre-se também o risco de se viver em uma escola ruim, uma família destruída pelos pecados e distanciamento de Deus. Mas por outro lado, podemos também ver que mesmo nos lares mais sombrios, Deus pode manifestar sua graça transformadora fazendo algo belo e novo naquele lugar.

Portanto, é indiscutível a importância da família. Este lugar nobre, com pessoas especiais e grandemente amadas. É neste ambiente que Deus deseja que haja aprendizado constante. Pais e mães ensinam seus filhos as verdades absolutas da Palavra de Deus.

O texto de provérbios é uma advertência para a preservação do lar. Inimigos e armadilhas externas são apresentados sem qualquer constrangimento do politicamente correto, muito pelo contrário, o autor deixa claro que as ameaças à família só podem ser vencidas quando esta busca o conhecimento no temor do Senhor.

Quem poderá ensinar? Quem poderá conduzir uma tarefa tão nobre? O texto responde os pais. A mãe é reconhecidamente aquela que instrui e, portanto, detém uma boa parte do conhecimento da vida e para a vida.

Uma mãe que sabe que deve conduzir seus filhos no caminho do Senhor, não negocia valores, não guarda ensinamentos, mas investe tempo e todos os recursos para conduzir seus filhos à presença de Deus e ao conhecimento da Palavra de Deus. São mães missionárias, pessoas nobres que abdicam de muitas horas livres para investir na educação espiritual de seus filhos.

O futuro é brilhante para os filhos de mães cristãs, pois, ao priorizar a educação cristã de seus amados, elas constroem uma futura família bem sucedida em tudo o que fizer.

Hoje queremos parabenizar estas mulheres extraordinárias que não olharam para o cristianismo como uma tradição vazia, mas como uma universidade da fé que salva, conduz e vive a alegria da salvação em Jesus cristo.

Que abençoe as mães missionárias de nossa Igreja.
Rev. Leonardo Sahium

Share