Pastorais
Não é dos fortes a vitória

5 de julho de 2013

O texto que preguei em Eclesiastes no domingo a noite é muito curioso. O sábio diz: “Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso” Ec.9.11. Curioso não é?

O que chama a atenção em primeiro lugar é a aparência de caos da vida. Parece que nada adianta nos esforçar, sermos prudentes ou inteligentes. Sem olhar todo o contexto de Eclesiastes e da Bíblia poderíamos ter essa primeira leitura, mas que não reflete o espírito do texto. Nós precisamos dar o nosso melhor em tudo o que fazemos. Quando Paulo fala dos dons ele nos diz para sermos dedicados (Rm 12.6-9) em contraste com aqueles que estavam fazendo de forma leviana a obra de Deus. Jesus nos ensinou a multiplicar os nossos talentos (Mt 25.14-30) e Eclesiastes nos chama a lançar o nosso pão sobre as águas (Ec.11.1). Em poucas palavras: se você quer ganhar uma corrida: seja o mais ligeiro, quer passar de ano: estude muito, quer ver a obra de Deus crescendo: faça o seu melhor e melhore no que você já faz.

Mas ainda que façamos tudo isso, o fator decisivo na vida é outro! Tudo depende do tempo e do acaso que aqui não tem o sentido de aleatoriedade, mas de “circunstâncias”.  E quem é o dono do tempo e das circunstâncias? Quem governa a história? Sabemos que é Deus quem está por detrás de tudo e Eclesiastes faz questão de afirmar isso para nós. “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas”.Eclesiastes 11:5. A vontade de Deus é quem tem a última palavra.Podemos tentar lutar contra ela como Jonas fez, mas nunca iremos prevalecer contra ela.

Por isso exercite discernir a vida, tentando enxergar sempre com os olhos de Deus. Qual é a hora de parar? De perseverar? De se aperfeiçoar e continuar? Deus sabe essa hora e está fazendo tudo de acordo com o seu tempo determinado. O que nós precisamos é intimidade com Deus e leitura das circunstâncias para podermos tomar a decisão certa em direção a vontade de Deus.

Que Deus nos abençoe

Rev.Felipe Telles Ferreira

Share