Pastorais
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A IGREJA?

29 de outubro de 2016

As revistas escrevem sobre a igreja, os jornais anunciam reportagens contando a vida nas igrejas e muita reportagem especial na televisão já falou sobre algumas denominações e grupos religiosos. O dicionário designa “igreja” como um substantivo feminino que significa “templo cristão.”.

O Novo Testamento nos ensina que a Igreja local, embora unida a todo povo de Deus, é uma igreja completa. Todas as promessas de Deus se aplicam a ela, e Cristo, o cabeça e Senhor da igreja (A.Myatt & F. Ferreira).

A igreja no Novo Testamento é chamada de povo de Deus, salvo pela obra de Jesus Cristo na cruz do calvário; “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9). Deus tem um projeto especial para seu povo. A igreja é o lugar onde encontramos o povo de Deus reunido, em qualquer lugar do mundo. É uma bênção fazer parte deste grupo que se reúne semanalmente para adorar a Deus, ouvir Sua Palavra e viver em comunhão.

A igreja é também chamada de herdeira das promessas do Antigo Testamento; “Por isso mesmo, ele é o Mediador (Jesus Cristo) da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados”. (Hb 9.15)

Deus olha para a Igreja como Seu Corpo; “assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.”(Romanos 12.5).

A igreja tem seus atributos, como um organismo invisível e também como uma organização visível. São três os atributos da igreja; a) Unidade: que é de caráter interno e espiritual. É a unidade do corpo místico de Jesus Cristo, do qual todos os crentes são membros; b) Santidade: Em virtude da justificação do mediador Jesus Cristo, a igreja é tida por santa perante Deus; c) Catolicidade: esta palavra significa “universal”, ou seja, a igreja está presente em todas as nações. A igreja não está restrita a uma nação específica. Ela compreende todos os crentes na terra toda. (L. Berkhof).

Ao falar sobre a igreja, o grande Teólogo Hermann Bavinck escreveu: “o crente, portanto, nunca está sozinho. No mundo natural, cada ser humano nasce na comunhão, com seus pais e, portanto, sem qualquer esforço de sua parte, ele se torna membro de uma família, de um povo e de toda uma humanidade. Isso acontece também na esfera espiritual. O crente nasce de cima, de Deus, mas ele recebe uma nova vida somente na comunhão da Aliança da Graça, da qual Cristo é o cabeça e também o conteúdo.

Deus nos deu o privilégio de viver como Igreja Presbiteriana da Gávea, todas as mais ricas bênçãos desta comunhão, como Deus e com o próximo. Louvado seja Deus por mais um ano de vida e missão de nossa igreja.

Que Deus nos abençoe! Parabéns Igreja Presbiteriana da Gávea!

Rev. Leonardo Sahium

Share