Pastorais
OS SONHOS DE JOSÉ

18 de novembro de 2016

Todos nós sonhamos, planejamos, pensamos sobre nosso passado, presente e futuro. Esta é uma característica muito própria do ser humano. Viver pensando como seria nossa vida se tivéssemos escolhido outros caminhos, e ao mesmo tempo pensamos em como será o amanhã!

Planejar é muito bom! José tinha seus projetos pessoais, imaginava como seria sua vida profissional, pois, agora estava próximo o seu casamento. Será que ele teria condições de sustentar sua casa? Dar segurança e estabilidade para sua mulher e futuros filhos e filhas? Com certeza, José encontrava alguns minutos em seu dia para pensar nestas coisas e também como seria maravilhoso viver neste amor.

A Bíblia relata que José recebeu a notícia da gravidez de sua futura esposa, e secretamente saiu para pensar um pouco sobre a questão, afinal, não era uma notícia simples, natural, tudo era muito diferente.

Refletindo sobre a vida, seus projetos, José adormeceu, sonhou um sonho diferente, um sonho vindo da parte de Deus. Mateus relata: “eis que lhe apareceu em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mt 1.20).

E assim começa a história dos sonhos revelados de José. Ao contrário dos nossos sonhos, que geralmente ficam no secreto de nossa alma, ou são revelados a poucas pessoas amadas, os sonhos de José ficaram registrados para todos nós. Literalmente, um livro aberto!

José tem outro sonho (Mt 2.13) e neste Deus envia um anjo para avisar sobre a perseguição de Herodes. José foge para o Egito com sua família, conforme o sonho, e assim preserva em segurança sua vida, a vida de Maria e do menino Jesus.
Mateus continua abrindo o livro dos sonhos de José e nos conta mais uma vez que um anjo apareceu a José mandando a família regressar para Israel, pois, o perigo já não mais existia (Mt 2.19). José seguiu seus sonhos.
O que aprendemos com José?

Deus conhece nossa vida, nossos projetos, nossos planos e sonhos. Mas Deus também pode trabalhar através deles. Não da mesma forma que fez com José, afinal, neste caso específico foram revelações especiais, para guardar a vida de Jesus Cristo.

Mas Deus pode encher nossos sonhos com os sonhos dele para nós, quando ouvimos Sua Palavra, conhecemos sua vontade e descansamos debaixo de Seu amor e graça.

Desenvolva uma intimidade com Deus, com uma vida devocional verdadeira, e você verá como Ele conduzirá seus sonhos ao centro de Sua vontade, onde é o melhor lugar para estar!

A Deus toda Glória!
Deus nos abençoe!
Rev Leonardo Sahium

Share