Pastorais
Paulo – exemplo de conversão

18 de novembro de 2013

Estamos vivendo um mundo carente de bons exemplos. Em todas as áreas da vida humana, vemos grandes homens desaparecendo e a ausência se instalando.

Paulo foi um homem com grande formação que convertido ao evangelho de Jesus Cristo, mudou radicalmente de vida e se tornou um exemplo que perdura até hoje na história da humanidade. Sua conversão foi uma mudança radical, conforme ele mesmo afirma em II Coríntios 5.16 : “Por isso daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne; e,ainda que tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo” ( LADD, 1985).  Esta mudança na visão da pessoa e obra de Cristo também causou mudança em sua agenda. De perseguidor da Igreja (Gl. 1:13; Fp. 3:6; 1 Cor. 15:8; At. 8:1-3; 9:1-30) ele passa a  ser perseguido por causa da Igreja  ( At. 13:45,50; 14:19-28; 16:19-24; 21:27,32; 2 Co 11:16-33).

Encontramos nos relatos de Paulo acerca de sua conversão uma rendição completa ao senhorio de Cristo, e ao mesmo tempo, uma disposição de reverter de alguma forma o que ele havia ajudado a destruir como perseguidor. O evangelho é “poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16). O evangelho é a palavra que faz referência a um ato transformador e salvador de Deus, pelo poder do Espírito Santo, no nome de Jesus Cristo. Esta ação libertadora e transformadora de Deus, através das boas novas, não é só uma experiência mística ou religiosa que acontece no interior do ser humano. È uma experiência integral que afeta toda pessoa humana ( ESCOBAR, 1987). Consciente disso, Paulo inicia seu ministério com grande ênfase na propagação da mensagem de Cristo.

Como embaixador de Cristo, Paulo apresentava Deus como o ser eterno, único Deus, criador e sustentador de todas as coisas. Sua palavra revelava uma preocupação com as almas dos que rejeitavam esta mensagem, especialmente os que trocavam a verdadeira adoração pela idolatria (Rm1:18-32).

Fé inabalável e compromisso com a Obra de Deus, este é um exemplo claro de conversão. É disso que o Brasil precisa!

Que Deus nos abençoe!

Rev Leonardo Sahium

Share