Pastorais
Quando o Silêncio Incomoda

21 de agosto de 2012

Se o SENHOR não tivera ido em meu auxílio,
a minha alma quase que teria ficado no silêncio.
Salmos 94:17

O silêncio é importantíssimo para nosso equilíbrio emocional e físico. Em grandes centros urbanos, algumas empresas investem uma fortuna em construções que mantenham o barulho dos carros do lado de fora de seus prédios de escritórios. O objetivo é dar uma boa condição de trabalho aos seus funcionários e conforto aos clientes. O silêncio ajuda a concentração e traz tranqüilidade para a alma. Mas neste salmo o silêncio incomoda, porque ele é resultado de uma derrota.

Quando dois amigos entram em desacordo, quando um casal briga, quando filhos e pais não se entendem, o resultado também é o silêncio. Em muitas reuniões de trabalho, encontramos pessoas discutindo projetos e trocando idéias. Estas são reuniões produtivas, cheias de vida e motivação. No entanto, existem reuniões onde o silêncio reina, e não é pela reverência das idéias e reflexão para produzir mais e melhor. O silêncio é o resultado do descaso, da falta de projeto. Muitos preferem ficar calados porque não acreditam que serão ouvidos, ele já até tentaram outras vezes, mas foram frustrados. Este silêncio também pode acontecer dentro da alma. Quando uma pessoa já não deseja mais compartilhar seus sonhos, medos, desejos e problemas. Este silêncio cala o coração e revela a falência do desejo de se relacionar e construir uma vida melhor em sociedade. A decisão pelo silêncio, seja em casa, seja na escola ou trabalho é sinal de derrota dos relacionamentos.

Quando o Senhor vem ao nosso auxílio o silêncio da derrota é substituído pelo canto da celebração. Deus ama o canto alegre e o sorriso que se expande pelos quatro cantos da vida. As liturgias são sempre recheadas de leitura em conjunto, de música e louvor! A criação manifesta os diversos sons do coração de Deus. Foi Deus quem criou o som das águas, o canto dos pássaros o barulho do vento tocando as árvores nas florestas. Raios, trovões, chuvas, riachos, animais e plantas, tudo compõe a grande orquestra da criação com seus sons e cores.

Não viva na região do silêncio de seus problemas, busque ao Senhor e no silêncio da oração resgate a festa em seus relacionamentos.

Que Deus nos abençoe!

Rev Leonardo Sahium

Share