Pastorais
Que domingo!

28 de março de 2013

No Domingo as mulheres foram ungir o corpo de Jesus com aroma e perfumes, afinal ele já se decompunha. Foram surpreendidas com a pedra do túmulo removida e o corpo de Jesus desaparecido. Ficaram perplexas com a situação, até que surgiram dois homens (anjos) com roupas resplandecentes dizendo: “Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está mais aqui, pois ressuscitou conforme havia predito.” Somente aí que se lembraram das suas Palavras. Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago e as demais mulheres falaram tudo que aconteceu aos apóstolos, mas eles consideraram este relato uma alucinação e “não acreditaram nelas”. Isso tornou a história da ressurreição ainda mais convincente, afinal, os discípulos não tinham esperança de que ele se levantasse do túmulo. Pedro saiu correndo para conferir e nada viu, senão os lençóis e vai embora maravilhado.

write my essay for cheap

Ainda no domingo, dois homens caminhavam de Jerusalém para Emaús discutindo sobre os acontecimentos da crucificação e de repente, o próprio Jesus lhes apareceu, mas eles estavam impedidos de ver. Jesus perguntou acerca do assunto que discutiam. Cleópas, um deles perguntou: “Você é o único que estava em Jerusalém e não sabe do que aconteceu nos últimos dias?”. Em seguida explicou que Jesus de Nazaré, poderoso profeta em palavras e feitos foi crucificado pelos líderes judeus. Afirmou que tinham a expectativa de que ele assumiria o reinado, mas estava morto há três dias. Disse ainda que algumas mulheres viram anjos que afirmaram que ele vive. Outros também foram lá e não encontraram o corpo dele. Jesus declara àqueles homens que eram “néscios e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas disseram!”. Jesus caminhava à frente deles, mas insistiam para que ficasse, pois já era tarde. Ele aceitou o convite e assentou à mesa, tomou o pão, abençoou, partiu e lhes ofereceu. Neste momento, os olhos deles abriram e então o reconheceram, mas Ele desapareceu da presença deles. Disseram que enquanto Jesus lhes falava, seus corações aqueciam. Impressionados com tudo isso, voltaram para Jerusalém, aproximadamente 10 Km de onde estavam para encontrar os apóstolos e narrar todo esse acontecimento.

É domingo à noite e por medo dos judeus as portas estavam fechadas, mas Jesus aparece entre os apóstolos e diz: paz seja com vocês. Eles ficaram atordoados e deduziram que estavam vendo um fantasma. Jesus então pergunta acerca da razão da perturbação e da dificuldade de crerem. Ele mostrou suas mãos e pés, disse para apalpa-lo e ver que está em carne e osso. Não era um espírito, mas o Senhor e salvador ressurreto. Jesus pediu algo para se alimentar e comeu peixe na presença deles. O Mestre disse que tudo o que estava acontecendo foi ensinado por ele.

Jesus iluminou suas mentes para compreenderem que deveria padecer e ressuscitar ao terceiro dia e que em seu nome, o arrependimento deveria ser pregado a todas as nações. Ele chama a atenção para que testemunhem de tudo o que viram e ouviram. Em seguida, falou sobre o Espírito que seria enviado para revesti-lhes de poder. Eles o adoram e voltam para Jerusalém explodindo de alegria e louvando a Deus.

Rev. Alexandre Sena

Share