Pastorais
Um convite para a fama

27 de junho de 2013

A maioria das crianças que se inscrevem num clube de futebol tem a inquestionável certeza de que atingirão a fama dos seus ídolos. Quando, porém, se deparam com exercícios exaustivos, cobranças dos treinadores e concorrências leais e desleais, muitos destes pequenos sonhadores desistem do audacioso projeto e seguem juntos com multidões anônimas do planeta terra.

Pertencer ao núcleo das celebridades é uma raridade que envolve talento excepcional e ao mesmo tempo uma série de coincidências e oportunidades que se entrelaçam na história de um indivíduo. Muitos não imaginavam que chegariam a tal condição, outros ao contrário, se esforçaram exacerbadamente para alcança-la.

Numa perspectiva diferente, a Palavra de Deus expõe histórias de pessoas que se destacaram nas suas gerações. Josué, por exemplo, foi um dos personagens que obteve fama neste mundo pelas vitórias que conquistou na companhia do Senhor. Veja o que foi escrito a seu respeito: “Assim, o Senhor esteve com Josué cuja fama espalhou-se por toda região” Js 6.27. O livro de Hebreus apresenta uma lista de homens e mulheres que foram reconhecidos no seu tempo pela confiança que tiveram no Senhor e no capítulo 11, verso 38, o autor escreve: “Homens dos quais o mundo não era digno”.

Estas celebridades bíblicas foram reconhecidas por experimentarem uma verdadeira espiritualidade, centrada em Deus e não no indivíduo. Entenderam que não há glória pessoal, os holofotes não podem estar voltados para si, mas ao contrário, toda exaltação deve ser prestada àquele que comprou com o sangue do Seu filho Jesus, discípulos para viverem diante dele em adoração. Todos os pensamentos, palavras e ações produzem um harmonioso cântico de exaltação ao soberano Deus, digno de todo louvor e glória.

Os discípulos famosos não aparecem, pois são apenas recipientes da luz divina, instrumentos nas mãos daquele que “…efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade”(Fp 2.13). Servos que aprendem com o Mestre a colocar os outros em lugar de honra. Siga o exemplo de Josué, entre para a lista dos heróis da fé e almeje a presença de Deus na sua vida como o maior bem que você pode possuir.

 

Rev. Alexandre Sena

Share