Pastorais
Um Elemento Fundamental

21 de agosto de 2012

Qual elemento é fundamental, que pode ser aprimorado, para ser bem sucedido na vida, segundo a visão bíblica?

Vários elementos compõe a vida cristã e todos cooperam para nosso bem. Podemos pensar na lista básica de Paulo em Coríntios: Fé, esperança e amor.

Mas existe um elemento fundamental para ser bem sucedido, segundo a visão da Bíblia, esse elemento é a perseverança.
A perseverança é um desafio, uma carreira proposta por Deus, diz o autor de Hebreus:

“desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” Hb 12.1.

Perceba que não é algo fácil, pois, exige um abandono do pecado e uma assimilação de sua vocação. Deus nos deu o caminho, ele mesmo é aquele que propõe nossa jornada.

A perseverança é uma necessidade, pois, a Bíblia exorta:

“não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” Hebreus 10.35,36.

A perseverança pode ser encontrada na vida de oração. Em Romanos, Paulo diz:

“No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sede pacientes da tribulação, na oração, perseverantes.” Romanos 12.11,12.

help writing college papers

Mas existem momentos difíceis na vida, e mesmo neste contexto, encontramos Deus agindo com sua graça e derramando coisas boas onde exteriormente não percebemos. A perseverança aparece neste momento, como um fruto da tribulação:

“mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5.3-5.

A perseverança tem também uma promessa, vinda dos lábios do próprio Senhor Jesus Cristo:

“sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Marcos 13.13.

A perseverança é resultado da graça de Deus, ela é um sinal claro da misericórdia do Senhor na vida de alguém que se diz cristão.

A perseverança é uma disposição de ir além de nossas forças e realizar acima de nossas expectativas, para a glória de Deus.

Que Deus nos abençoe!

Rev. Leonardo Sahium

Share