Pastorais
Uma casa alugada ou um hotel?

4 de outubro de 2012

Vamos combinar, é muito bom descansar! Nada contra o trabalho que enobrece o homem, mas é renovador quando conseguimos desfrutar de um sábado preguiçoso ou um fim de semana sem nenhum compromisso. Se é um feriado prolongado melhor ainda! Ou sozinhos ou com um grupo de amigos, já ficamos imaginando bem antes como serão aqueles dias de puro relax e diversão.

Um dilema que temos quando vamos passar uns dias fora é: alugar uma casa ou reservar um quarto no hotel? Sei que cada um tem vantagens e desvantagens e no final das contas pesamos uma combinação de fatores para tomarmos uma decisão.

Uma das grandes diferenças está ligada ao trabalho que vamos ter. Se vamos a um hotel, nossa única (e às vezes enorme) responsabilidade é pagar a conta. Todos os dias o nosso quarto é arrumado e limpo, não temos que lavar a louça ou cozinhar, apenas nos servir e deixar que toda a equipe faça o resto. Numa casa alugada, temos muito mais privacidade e não estamos presos a horários. Mas se não lavarmos a louça ou fizermos a cama, ninguém vai fazer isso por nós. Somos os grandes responsáveis pelo bom andamento dela.

O dilema acima é o mesmo que enfrentamos quando participamos da igreja. Para muitos ela é um hotel: um lugar para ser bem servido e desfrutar de tudo o que ela oferece. Ali sentamos com conforto, ouvimos uma boa música e palavra e no fim podemos dizer que tivemos um ótimo tempo ali. E como foi tudo ótimo, é certo que voltaremos sempre para ter a mesma experiência.

Mas a maneira que a Bíblia nos descreve é bem diferente. Do que falamos no início, ela se aproxima da casa alugada por amigos. Sim, ali a casa é de Deus, mas ele deixou TODOS nós como responsáveis pelo seu bom andamento. Ninguém está ali para consumir uma experiência de fé e depois, agradecido, contribuir financeiramente. Somos uma grande família, que foi chamada por Deus para servi-lO. E nesse casa chamada igreja, somos irmãos que têm um amor muito grande por ela e  que foram capacitados com dons e talentos para edificá-la, trabalhar, investir nosso tempo e chamar mais gente para conhecer o dono.

Nunca deixe que a cultura do hotel molde a sua maneira de ser igreja. Aqui na casa de Deus você foi chamado para cuidar e servir, assim como Jesus nos ensinou. E acredite, é muito melhor participar assim.

*p.s: Leia 1 Coríntios 12.12-31

Que Deus te abençoe

Rev.Felipe Telles Ferreira

Share